quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Arcano 04- O Imperador

Arcano 04- O Imperador- Imagem do Tarô Maia- Xultun

Somos livres para estabelecer nossos limites,para preservar o nosso espaço e a nossa vida.
No instante que nos deparamos com este lâmina ( arcano 04), notamos que a “dança” dos arcanos pela jornada se torna mais contida, os passos do Imperador, foram muito bem ensaiados e tem seus movimentos muito bem sincronizados ( visto ser o arcano sucessor do Arcano 03 – A Imperatriz, que incorporou totalmente a dança e se sentiu livre para criar seus movimentos).
Acredito que tudo seja cíclico, pois compartilho da idéia que apesar de olharmos um arcano separadamente dos demais, ainda assim temos a energia de seus antecessores e sucessores.Como se tivesse um elástico tensionando ou afrouxando todos aos mesmo tempo, conforme o equilíbrio ou desequilíbrio que percebemos entre as associações dos arcanos .
Por esta razão, acho essencial vivênciar cada arcano, nos envolver, pois a cada novo passo, estamos nos abrindo para algo novo( Arcano 01- O Mago), algo que temos que nos desconstruir ( Arcano 16- A Torre), para nos reencontrarmos ( Arcano 17- A Estrela).
De certo modo, apesar de simples, não é uma tarefa fácil.Pois envolvimento, refere-se a desprendimento de regras pré-estabelecidas- leis elaboradas e opiniões e conceitos que já incorporamos.
Mas será mesmo que compreendemos exatamente o que é uma regra? Uma lei?
Tantas imposições, rigidez o querer estar certo....Mas para quê exatamente?
Perdeu-se o propósito de “ ESTAR CERTO”, pois o que mais notamos, são pessoas ultrapassando os limites alheios e sentadas em seus pequenos “ Tronos”, impondo o que possa ser racionalmente o ideal, sem se importar com o cuidado com o outro.
Toda Regra/Lei existe para compreendermos o limite, e todo limite esta ligado ao cuidado que temos com nós mesmo e com outra pessoa, ou seja Amor.
O Imperador, nos ensina o limite- o cuidado , e também posso dizer, que através do limite aprendemos sobre confiança.
Já perceberam o quão difícil é confiar em alguém, quantas e quantas vezes, confiamos e levamos um puxão de tapete “ felomenal” ( fenomenal), por que acreditamos, que certa pessoa estava sendo correta conosco e no final das contas não estava?!
Pois é, de fato confiar e impor limites e uma regra, também não seja uma outra tarefa simples...Por que cada um tem a sua lei!!!( conforme a sua consciência).
Se uma lei/regra não foi compreendida dificilmente iremos obedecer. E podemos prolongar isso , para os estudos de tarot- Quanto mais nos envolvemos e recriamos novas regras para a nossa jornada,mais interiorizamos novos ensinamentos.Mais confiamos naquilo que estamos estudando e passamos a sentir com mais força cada vibração.
Quem tem autoridade sobre si mesmo, é um grande prestador de serviço ( por isso esse arcano é visto como arcano do Trabalho), por que ele compreende que não esta fazendo somente por ele,pois entende que a essência de toda lei é o cuidado.
E se não existir cuidado ,uma regra estabelecida e o limite , nosso caro Imperador estará contruindo seu lindo castelinho em um terreno arenoso, sem base para colocar bons alicerces e sua Torre(arcano 16), terá um fim certo!!!!
Observar a vida com serenidade ,para dar seus novos passos é uma dádiva, que fará com que sua lei/regra seja algo que realmente seja ideal a cada novo momento de sua vida.
Ninguém impõe nada a ninguém, ninguém é formador de opinião alguma, se não tem o cuidado consigo mesmo com suas palavras e atitudes!!!!
Marcella Allves S. – redescobrindo a jornada!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo (a)!!!
Adoramos suas duvidas e comentários.
Fique a vontade ;)
Marcela Alves